domingo, 21 de setembro de 2014

NUMERAIS FRACIONÁRIOS E DECIMAIS

Público alvo: Ensino Fundamental I
Objetivo

  • Conhecer e operar com o sistema de numeração decimal;
  • Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro;
  • Identificar fração como uma representação numérica.


1º Etapa: Numerais decimais.

Dividir a turma em grupos, Preparar um "kit" com moedas e notas de papel de diferentes valores. Propor a organização em grupo de quatro educandos, distribua o material e oralmente solicite algumas composições, exemplo:

-Quais moedas ou notas preciso para obter R$ 1,00; R$ 0,75; R$ 1,25; R$ 2,09, entre outras;
- Para obter R$ 1,00, quantas moedas do mesmo valor são necessárias?

Coletivamente, pedir que as equipes registrem a composição e compare com eles as diferentes estratégias utilizadas.

Apresentar situações do cotidiano, por exemplo:
- O Valor total de uma compra, R$ 7,00, foi dividido entre quatro pessoas, quanto cada pessoa pagou?
-Recebi R$ 9,00 e gastei a metade, com quanto fiquei?
- Emprestei R$ 13,00 e dividi o pagamento em quatro vezes, quanto vale cada "prestação"?

Coletivamente, pedir que as equipes registrem a composição e compare com eles as diferentes estratégias utilizadas.

2º Etapa: Introdução ao tema. 

Inicialmente trabalharemos composição e decomposição do número inteiro. Para isso, organizar alguns "kits" que deverão conter três círculos e retângulos de cores diferentes, dividindo em 2, 3, 6 alguns "kits" que deverão conter três círculos e retângulos de cores diferentes, dividindo em 2, 3, 6 partes iguais.



Organizar os alunos em grupos de quatro educandos e orientar que montem as figuras geométricas círculos e retângulos. Observe as hipóteses levantadas pelos alunos durante a realização dessa atividade. Retomando as figuras iniciais (retângulo e círculo) questione:
-Em quantas partes esta dividida a figura?
- As figuras geométricas têm o mesmo tamanho? Como saber?
- Os tamanhos das partes são iguais?
- A figura é composta por quantas partes iguais?

Nesse momento, sugira também que os alunos representem numericamente as descobertas.

Ao final, numa roda de conversa, registre o que aprenderam Aproveitando o momento para esclarecer dúvidas e definir o conceito das frações e decimais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário