sábado, 20 de setembro de 2014

CLASSIFICAÇÃO / SERIAÇÃO / SEQUÊNCIAS

Definições e alguns métodos para trabalhar em sala de aula.


  • Classificação

É uma operação lógica na qual juntamos elementos pelas semelhanças, por exemplo, quando escolhemos, em uma coleção, todos os objetos que têm a mesma cor. Para classificar trabalhamos com as relações de pertinência e de inclusão de classes. 

Público Alvo: Educação Infantil crianças de 2 a 3 anos
Método: Peça para os educandos dividirem as formas geométricas por cor, tamanho, forma.













  • Seriação

É trabalhar as diferenças entre entre os elementos das coleções, pode-se utilizar a sequência, que considera as diferenças de natureza qualitativa e não permite, portanto, ordenação, crescente ou decrescente. 

Público alvo: Jardim II  crianças de 4 a 5 anos
Método: Os educandos deverão associar os conceitos de : Maior, médio, menor, grande e pequeno.





  • Sequência

Para se organizar uma fila com os elementos de uma coleção, pode-se utilizar a sequência, que considera as diferenças de natureza qualitativa e não permite, portanto, ordenação crescente ou decrescente.

Público Alvo: Educação Infantil crianças de 2 a 3 anos e Jardim I e II
Método: Os educandos deverão preencher os quadrados em branco com a sequência das formas geométricas.



Referencias bibliográficas: 
http://panteraangely.blogspot.com.br/p/classificacao-seriacao-sequencias-os_24.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário