domingo, 16 de novembro de 2014

SITUAÇÕES EM QUE AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS SÃO UTILIZADAS

Etapa 3


Vamos apresentar algumas situações em que você precisa utilizar a matemática.






  • Data (dia/mês/ano);
  • Horários (tempo);
  • Idade (Saber quem é mais velho ou mais novo);
  • Quando temos que fazer uma receita;
  • Para calcular a distância de casa até a faculdade;
  • Contar os alunos da sala;
  • Jogos em geral que exigem a matemática;
  • Ao pedir desconto em uma loja;
  • Extrato bancário;
  • Ao calcular a nota final da faculdade;
  • Dar ou receber troco em uma compra;
  • Fazer comida, exige saber a quantidade proporcional;
  • Ao tomar um medicamento;
  • Quando vendemos alguma coisa;
  • Medir distância de lugares;
  • Para medir uma parede ou móvel;
  • Para calcular gastos mensais (água/Luz/Telefone);
  • Para calcular juros;
  • Saber quantos litros de água tomamos por dia;
  • Escolher um canal de Tv.




  • Unidade de tempo e Sequencia.
Ano de ensino: Pré I - Educação Infantil (Crianças de 3 a 4 anos).
Situações: Meios de transporte e sequência.





Nessa segunda atividade a criança irá identificar por meio da imagem qual meio de transporte é igual e liga-los na sequência correta.




                 
                                                       Aprendendo a Aprender

              
       A relação dos exercícios com a vida do educando ajuda na compreensão e desenvolvimento da proposta, pois é algo que para ele é significativo, ou seja, ele irá aprender e não esquecer, pois ele vivencia essa prática.
       A proposta é fazer com que o docente associe a matemática a sua vivência, nos exercícios foram feitos com meios de transporte para melhor associação.



Etapa 4



  • Passo 2      

             Com relação aos objetivos de ensino que devemos ter como educadores na área de Matemática para jovens e adultos e de que precisamos de certa liberdade na constituição de um currículo específico para alunos da EJA, Fonseca (2002, p. 64) diz que "é preciso, entretanto, avançar em alguns pontos cruciais como a discussão dos critérios de seleção dos conteúdos a serem contemplados, e principalmente, o tratamento que se deve conferir aos saberes populares". Para que a aprendizagem matemática realmente aconteça é preciso compreender a forma como é feita a interação entre a bagagem de saberes do jovem e adulto e o que é ensinado formalmente na escola.
            Fantinato (2006) diz , a interação, portanto, entre esses conhecimentos construídos ao longo da vida, muitas vezes de maneira informal e os conhecimentos matemáticos escolares, passa a ser uma questão fundamental a ser elucidada, no sentido de vir a contribuir para as práticas pedagógicas em educação de jovens e adultos. (FANTINATO, 2006, p. 176).
        A matemática que um sujeito produz não é independente de seu pensamento enquanto ele a produz, mas pode vir a ser cristalizada e tornar-se parte de uma ciência, a matemática, ensinada na escola e aprendida dentro e fora da escola. (CARRAHER E CARRAHER, 2006, p. 11).
       O Homem que Calculava é um livro escrito por Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, que fala da matemática sem perder o clima de aventura e romance.
     A obra vai se tornando mais extraordinária e emocionante a cada capítulo. As resoluções aparentemente impossíveis do calculista se tornam fáceis ao final da explicação. Além disso, ao ler o livro, você se sente vivendo muitas aventuras dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, aprendendo mais sobre esse mundo e também, claro, sobre a matemática.



  • Passo 3 

         O cálculo mental ajuda a compreender o sistema de numeração e as propriedades das operações
           Muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e falar a tabuada mais rápido do que outras que estariam usando uma calculadora por exemplo.
        É importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio lógico, mas não devemos nos esquecer que cada criança tem uma necessidade diferente em cada disciplina e devemos respeitar o tempo destas.
         Reservar um tempo para o confronto das diferentes estratégias faz com que a criança analise outras maneiras de resolver as contas e se aproprie das que lhe parecem mais eficazes. Conforme os estudantes vão contando o raciocínio desenvolvido, você pode registrar as etapas no quadro para que o resto do grupo acompanhe. Diferentemente do que pode parecer, a escrita não é proibida no cálculo mental.





http://descompliqueamatematica.blogspot.com.br/2013/04/a-importancia-do-calculo-mental-para.html

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