Vamos apresentar algumas situações em que você precisa utilizar a matemática.
- Data (dia/mês/ano);
- Horários (tempo);
- Idade (Saber quem é mais velho ou mais novo);
- Quando temos que fazer uma receita;
- Para calcular a distância de casa até a faculdade;
- Contar os alunos da sala;
- Jogos em geral que exigem a matemática;
- Ao pedir desconto em uma loja;
- Extrato bancário;
- Ao calcular a nota final da faculdade;
- Dar ou receber troco em uma compra;
- Fazer comida, exige saber a quantidade proporcional;
- Ao tomar um medicamento;
- Quando vendemos alguma coisa;
- Medir distância de lugares;
- Para medir uma parede ou móvel;
- Para calcular gastos mensais (água/Luz/Telefone);
- Para calcular juros;
- Saber quantos litros de água tomamos por dia;
- Escolher um canal de Tv.
- Unidade de tempo e Sequencia.
Ano de ensino: Pré I - Educação Infantil (Crianças de 3 a 4 anos).
Situações: Meios de transporte e sequência.
Situações: Meios de transporte e sequência.
Nessa segunda atividade a criança irá identificar por meio da imagem qual meio de transporte é igual e liga-los na sequência correta.
Aprendendo a Aprender
A relação dos exercícios com a vida do educando ajuda na compreensão e desenvolvimento da proposta, pois é algo que para ele é significativo, ou seja, ele irá aprender e não esquecer, pois ele vivencia essa prática.
A proposta é fazer com que o docente associe a matemática a sua vivência, nos exercícios foram feitos com meios de transporte para melhor associação.
Etapa 4
- Passo 2
Com relação aos objetivos de ensino que devemos ter como educadores na área de Matemática para jovens e adultos e de que precisamos de certa liberdade na constituição de um currículo específico para alunos da EJA, Fonseca (2002, p. 64) diz que "é preciso, entretanto, avançar em alguns pontos cruciais como a discussão dos critérios de seleção dos conteúdos a serem contemplados, e principalmente, o tratamento que se deve conferir aos saberes populares". Para que a aprendizagem matemática realmente aconteça é preciso compreender a forma como é feita a interação entre a bagagem de saberes do jovem e adulto e o que é ensinado formalmente na escola.
Fantinato (2006) diz , a interação, portanto, entre esses conhecimentos construídos ao longo da vida, muitas vezes de maneira informal e os conhecimentos matemáticos escolares, passa a ser uma questão fundamental a ser elucidada, no sentido de vir a contribuir para as práticas pedagógicas em educação de jovens e adultos. (FANTINATO, 2006, p. 176).
A matemática que um sujeito produz não é independente de seu pensamento enquanto ele a produz, mas pode vir a ser cristalizada e tornar-se parte de uma ciência, a matemática, ensinada na escola e aprendida dentro e fora da escola. (CARRAHER E CARRAHER, 2006, p. 11).
O Homem que Calculava é um livro escrito por Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Júlio César de Mello e Souza, que fala da matemática sem perder o clima de aventura e romance.
A obra vai se tornando mais extraordinária e emocionante a cada capítulo. As resoluções aparentemente impossíveis do calculista se tornam fáceis ao final da explicação. Além disso, ao ler o livro, você se sente vivendo muitas aventuras dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, aprendendo mais sobre esse mundo e também, claro, sobre a matemática.
- Passo 3
O cálculo mental ajuda a compreender o sistema de numeração e as propriedades das operações
Muitas crianças são dotadas de uma inteligência lógico matemática e são capazes de resolver problemas matemáticos, fazer contas e falar a tabuada mais rápido do que outras que estariam usando uma calculadora por exemplo.
É importante estimular os alunos a usar a mente e o raciocínio lógico, mas não devemos nos esquecer que cada criança tem uma necessidade diferente em cada disciplina e devemos respeitar o tempo destas.
Reservar um tempo para o confronto das diferentes estratégias faz com que a criança analise outras maneiras de resolver as contas e se aproprie das que lhe parecem mais eficazes. Conforme os estudantes vão contando o raciocínio desenvolvido, você pode registrar as etapas no quadro para que o resto do grupo acompanhe. Diferentemente do que pode parecer, a escrita não é proibida no cálculo mental.
Bibliografia
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-de-matematica-no-proeja/41893/#ixzz3JXiRvFDa
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-de-matematica-no-proeja/41893/#ixzz3JXi1rU6E
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-de-matematica-no-proeja/41893/#ixzz3JXiRvFDa
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/o-ensino-de-matematica-no-proeja/41893/#ixzz3JXi1rU6E
http://descompliqueamatematica.blogspot.com.br/2013/04/a-importancia-do-calculo-mental-para.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário